ÁLBUNS BY LUKE: Crítica para MDNA – Madonna

Posted: Outubro 19, 2012 in Crítica, Música

Estou trazendo esse quadro mais ”atualizado” que o do passado, e nada como inaugura-lo com um álbum tão forte e que trouxe tanta polêmica como o novo da Madonna (MDNA) lançado em março de 2012.

Capa da Deluxe Edition

Desde Hard Candy (2008), a imagem da madonna como revolucionária vem caindo e foi considerado um álbum não tão inovador e forte como os que ela lançara no passado. Impossível falar de Madonna e não citar Lady Gaga que veio de forma grandiosa dividir opiniões sobre o mundo pop. O novo álbum da Madonna começou a ser chamado de ”O 1° depois do fenômeno Lady Gaga” e antes de ser lançado, traziam de seus fãs e haters, muita especulação… Review da espera do álbum feita, vamos ao cd.

FAIXA A FAIXA:

1. Girl Gone Wild

Nota: 7.7

A 1° faixa do cd, seu segundo single, é uma música com elementos pop eletro muito comuns nos dias de hoje. Uma faixa que não se destaca como revolucionária mas que numa pista de dança se mostra ”impactante”. O refrão é um pouco mais fraco que muitas músicas do gênero mas a música tem uma simpatia impressionante. Traz uma letra que envolve ”pecar, fazer loucuras” de uma ”garota ficando selvagem” que dividiu opiniões por ela ter mais de 50 anos cantando algo assim. Eu me encantei pela canção assim que a ouvi mas a colocando no mainstream, não consegue ser épica ou tão marcante.

2. Gang Bang

Nota: 8.2

Chegamos a música que faz do MDNA um álbum mais que ”bom” e sim, um dos melhores do ano. A música sai do comum e com uma batida alucinante e um teor sombrio, faz com que essa música seja lembrada futuramente como ”épica”. Com certeza, faz da Madonna, uma mulher que sabe o que tá fazendo na cultura pop. Seu final é tão épico e provocante, que sabe tomar conta de quem ouve e causar grandes arrepios.

3. I’m Addicted

Nota: 4.2

Dance, pop, mas muito do mesmo. Achei comum mas com um ”DNA” a la madonna ou seja, ela consegue colocar na música algo tão dela que faz com que mesmo igual a muitas (estilo) se destaque e faça a música ser reconhecida como dela.

4. Turn Up The Radio

Nota: 8.o

A letra da música é algo que já é muito explorado no mundo pop. ”Se ligue na música quando tudo estiver ruim e f**a-se tudo” mas o que deixa essa música mais marcante, é o fato da melodia ser excelente…a  conexão do ouvinte é imediata. Uma das melhores faixas sim do MDNA.

5. Give Me All Your Luvin’

Nota: 7.5

Música chiclete que fica grudada nos pensamentos… ”L – U – V MADONNA” quase precisa de um exorcismo pra deixar nossas cabeças kkkkk Mas como um Lead Single, achei a escolha um pouco errada. as colaborações dão um certo charme e a Madge deixa claro quem comanda o jogo e o cenário pop. Ousada como sempre, ela se revela no single uma verdadeira veterana e deixa subentendido que as outras, não são como ela…E a canção ganha mais polêmica quando o nome Lady Gaga vem a tona. Sim, essa canção se torna mais forte se você a colocar como protagonista dessa música. Madonna sabe como fazer uma boa polêmica.

6. Some Girls

Nota: 6.0

A batida e o auto tune são a alma dessa música. Letra clichê e superficial. Boa pra se acabar na pista de dança e uma música interessante, desde que não a leve a sério.

7. Superstar

Nota: 6.5

Uma faixa pouco criativa para um cd que prometeu tanto. Os backing vocals ficam por conta de Lola, filha de Madge. Mas boa para curtir momentos doces da vida.

8. I Don’t Give A

Nota: 7.1

Música forte, um ponto alto do cd. Letra forte e pessoal com um rap muito equilibrado da Minaj. O ponto alto da canção além de uma batida super contagiante é seu final épico com um coral e batidas de tirar o fôlego.

9. I’m a Sinner

Nota: 5.0

Parece música descartada de outros projetos da Madge. Assim como I’m Addicted, tem uma sonoridade muito ”Madonna” que chega a ser ”mais do mesmo”. Um tema já bastante explorado por ela e uma melodia um pouco repetitiva.

10. Love Spent

Nota: 9.0

O ponto alto do cd. A música que mais caiu no gosto dos fãs por ser épica e viciante. Sonoramente tem um ”q” de Hung Up e se torna atraente, envolvente e doce. Sua versão acústica mostra ainda mais a força dessa música que pra mim é o grande trunfo do MDNA.

11. Masterpiece

Nota: 9.1

Melhor música e balada do cd. Sendo pra mim uma das melhores baladas já feitas por Madonna. Vencedora de 1 Golden Globe como trilha sonora do filme que a Madge dirigiu, se perde em ainda não ter virado single. Acho que a Madge tenta tanto ser polêmica, do contra que cai numa zona onde todos já esperam isso e acho que se ela apostasse nessa canção, poderia surpreender pois ela tem uma música poderosa nas mãos. Mas ela anda se preocupando em ser a Rainha, do que deixar mensagens profundas e Masterpieces pro pop.

12. Falling Free

Nota: 7.0

A última faixa da versão standard é simplesmente linda. Simples, profunda, interessante. Nos traz uma emoção e se difere de todo o cd. A faixa mais diferente do cd o que deixa ele mais interessante. Não o maior cd do ano ou da carreira dela, mas canções como as 3 últimas sem dúvida serão lembradas como poderosas canções da mulher que já fez tanto pelo pop mas nesse cd não conseguiu se reinventar e revolucionar.

Bônus:

Beautiful Killer Nota: 6.0 >>> Instrumental muito interessante e lembra outros marcos de Madge mas consegue ter identidade própria.

I Fucked Up Nota: 5.8 >>> Letra tão pessoal deixa a música mais interessante. Melodia muito envolvente, os instrumentais de corda com a batida casam muito bem nessa faixa.

B-Day Song Nota: 5.0 >>> Boa faixa de aniversário, ainda bem que não é infantil e dá pra se curtir em momentos com amigos. Divertida!

Best Friend Nota: 6.2 >>> A melhor faixa do deluxe. Batida, voz e refrão muito conquistadores.

Top 10 – Músicas Do MDNA

1. Masterpiece 9.1

2. Love Spent 9.0

3. Gang Bang 8.2

4. Turn Up The Radio 8.0

5.  Girl Gone Wild 7.7

6. Give Me All Your Luvin’ (Feat. Nicki Minaj & M.I.A.) 7.5

7. I Don’t Give A (Feat. Nicki Minaj) 7.1

8. Falling Free 7.0

9. Superstar 6.5

10. Some Girls 6.0

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s